Os dez castelos mais bonitos de Portugal 35


Os castelos são atrações turísticas imperdíveis na Europa. Neles respiramos história, revivemos batalhas, conhecemos lugares espetaculares e libertamos nossa imaginação.

São milhares de fortificações que foram erguidas na Idade Média e estão espalhadas por todo Velho Continente. Após muito trabalho e muitos castelos percorridos, elaboramos uma lista com os dez castelos mais bonitos de Portugal.

1) Castelo de Santa Maria da Feira (Norte)

Por estar na região onde nasceu o Reino de Portugal é um castelo de grande importância histórica e considerado um dos exemplos mais notáveis da arquitetura militar medieval. As importantes obras de restauração nos anos 40 devolveram a dignidade que sempre mereceu. Por estar envolto por um parque com árvores centenárias que coexiste harmoniosamente com as muralhas medievais, os quatro imponentes torreões parecem erguerem-se altaneiros do meio da floresta. No interior há uma extensa praça com um gramado muito bem cuidado. Não deixe de visitar a Quinta do Castelo que fica mesmo junto a muralha e apresenta muitas atrações, como uma ponte e uma gruta que remetem a  Gaudí.

Castelo de Santa Maria da Feira, Porto, Portugal

Castelo de Santa Maria da Feira, Porto, Portugal

 

2) Castelo de Guimarães (Norte)

Muitos cometem o pecado de vir a Portugal e não conhecer a simpática vila onde nasceu o Reino de Portugal. O castelo foi construído no século X pela Condessa Mumadona (e não por Dom Afonso Henriques como muitos acreditam) para proteger o mosteiro que era frequentemente atacado pelos Mouros. Após as merecidas obras de restauração, mostra-se imponente e com toda importância que teve outrora quando foi palco de façanhas históricas e heróicas. O Paço dos Duques de Bragança, que fica mesmo ao lado do castelo é simplesmente belo. O centro histórico de Guimarães está repleto de atrações interessantes, como as praças, capelas, conventos, igrejas  e casa senhoriais. Imperdível!

Castelo de Guimaraes, Portugal

Castelo de Guimarães, Portugal

 

3) Castelo de Porto de Mós (Centro)

Envolto pela bela paisagem da Serra D´Aire e localizado numa região repleta de monumentos históricos, como o Castelo de Ourém, o Convento de Cristo em Tomar, o Santuário de Fátima e os Mosteiros de Alcobaça e da Batalha, este castelo apresenta uma arquitetura muito mais palaciana do que propriamente militar. Apresenta alguns elementos renascentistas, mas as evidências mais fortes são as góticas quatrocentistas que estão bem evidentes na fachada sul.

Na fachada principal, o amplo portal acompanhado por duas imponentes torres encimadas por coruchéus piramidais de placas de cerâmicas verdes conferem um estilo único a esta fortaleza. Conta ainda com uma ampla varanda com janelas repletas de detalhes que complementam a boa vista que se tem da região.

Sofreu danos consideráveis após o terremoto de 1755 e foi recuperado  na década de 70 após ser inserido no seleto grupo dos “Monumentos Nacionais de Portugal”.

Castelo de Porto de Mos, Portugal

Castelo de Porto de Mos, Portugal

 

4) Castelo de Tomar (Centro)

Um dos mais importantes castelos de Portugal por ter sido a sede da Ordem dos Templários, os protetores da primeira capital do Reino de Portugal, Coimbra, e dos territórios reconquistados aos Árabes. Motivo pelo qual é uma das mais imponentes fortalezas militares de Portugal que seguia o conceito de “povoação-fortaleza”. Em meados do século XV, a Ordem dos Templários deu origem a Ordem de Cristo, cuja responsabilidade passou a ser a dinamização dos Descobrimentos à nível mundial. Dentro da fortaleza ainda poderá apreciar edificações espetaculares, como o Convento de Cristo acompanhado dos claustros em estilo gótico e a igreja repleta de detalhes impressionantes.

Castelo de Tomar, Convento de Cristo, Portugal

Castelo de Tomar e Convento de Cristo, Portugal

 

5) Castelo de Almourol (Centro)

A localização em uma pequena ilha no meio do rio Tejo e o acesso apenas por barco já torna especial a visita a este castelo. A tranquilidade, que nos permite ouvir o deslizar das águas, e a bela paisagem envolvente completam este inesquecível cenário cinematográfico.

Apesar de ter vestígios do período medieval (século I a.C.), a sua reconstrução foi concluída apenas em 1171 pela Ordem dos Templários que, na época, era responsável pela defesa e pelo povoamento da região.

Castelo de Almourol, Portugal

Castelo de Almourol, Portugal

 

6) Castelo de Óbidos (Centro)

Talvez seja a vila medieval mais famosa de Portugal. Não sei se pela proximidade de Lisboa (90km) ou pelo perfil empreendedor do prefeito que há muito tempo organiza diversos eventos durante o ano, passando pelo Festival do chocolate em Fevereiro, pelo Programa Religioso na Semana Santa, pelo Mercado Medieval em Junho e pela Vila Natal em Dezembro. Ou talvez seja mesmo pelo conjunto da obra. A verdade é que a vila é pequena, charmosa e repleta de atrações gastronómicas, artesanais e líquidas, como a famosa Ginginha de Óbidos servida no copo de chocolate. A caminhada pela muralha é muito prazerosa, pois de um lado você tem uma bela vista e de outro um vista panorâmica da vila e dos belos jardins das casas.

Castelo de Obidos, Portugal

Castelo de Óbidos, Portugal

 

7) Castelo dos Mouros e Palácio da Pena (Centro)

Impossível de falar do Castelo dos Mouros sem falar do Palácio da Pena. São dois destinos que ficam muito próximos, na verdade é só tropeçar em um que você cai no outro. Localizados na deliciosa Serra de Sintra são dois dos principais monumentos de Portugal e que dispensam apresentações. Apenas ressalto que o Palácio da Pena é um dos 10 mais bonitos da Europa! Aproveite e visite também a Quinta da Regaleira, um oásis dentro do oásis que é esta serra. Não esquecendo que o centro histórico de Sintra é Património da Humanidade, um título mais do que merecido.

Castelo dos Mouros, Sintra, Portugal

8) Castelo de Marvão (Alentejo)

Inserido no topo de uma das encostas da Serra de São Mamede, o castelo é uma pequena parte da vila que também está envolta por muralhas medievais. A vista é simplesmente magnífica e permite contemplar a amplitude das vasta planície do Alto Alentejo. As estreitas vielas de pedra com trânsito de veículos bastante condicionado e as pequena casas bem conservadas proporcionam uma atmosfera medieval bastante aconchegante.

Castelo de Marvao, Portugal

Castelo de Marvão, Portugal

 

9) Castelo de Arraiolos (Alentejo)

Um dos poucos castelos circulares do mundo é destino obrigatório para quem for visitar o Alentejo, pois fica a apenas 15km de Évora. Por estar localizado no topo do monte de São Pedro, proporciona uma vista de 360 graus sobre a planície Alentejana. As edificações interiores estão um pouco desgastadas pelo tempo, o que é uma pena, mas as muralhas elipsoidais e o extenso gramado estão em ótimas condições.

Castelo de Arraiolos, Portugal

Castelo de Arraiolos, Portugal

 

10) Castelo de Monsaraz (Alentejo)

Localizado no topo do monte Monsaraz, o castelo também proporciona vistas espetaculares sobre a planície Alentejana. Mas este tem um detalhe especial: a proximidade com o grande lago do Alqueva, o maior lago artificial da Europa, o que colabora ainda mais para o frescor de nossos olhos. Reza a lenda que é uma das mais antigas vilas de Portugal, com indícios que remontam a épocas pré históricas. As estreitas vielas de pedra, o trânsito de veículos bastante condicionado e as casas de paredes brancas repletas de flores compõem um cenário espetacular! As vistas que se tem de cada esquina desta tradicional e simpática vila são apaixonantes.

 

Castelo de Monsaraz, Evora, Portugal

Castelo de Monsaraz, Portugal

 

Com este breve texto esperamos ter contribuído no planejamento de sua viagem a Portugal!

Para maiores informações e esclarecimentos, entre em contacto conosco através do email info@soulportugal.com, que teremos todo o prazer em ajudá-lo!

Boa viagem!


35 thoughts on “Os dez castelos mais bonitos de Portugal

  • Reply
    Cidalia Araujo

    Olá, estou indo a Portugal e gostaria de visitar o castelo da família araujo. Parece que fica em Lindoso. Há algum museu com o brasão dos Araujos. Devo isto a meu pai que faleceu antes de realizar este desejo. Agradeço informações.

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá, infelizmente desconhecemos algum castelo da família Araújo, mas se soubermos, avisaremos!
      Se precisar de mais alguma informação, avise!
      Boa viagem!

    • Reply
      Eduardo

      Olá Cidália: Penso que haverá alguma confusão com os nomes, pois apesar de haver um castelo em Lindoso, Portugal, não será esse o castelo da família Araújo. Dê uma olhada neste link: http://estoriasdeantigamente.blogspot.com.br/2012/11/araujo.html. Acredito que o castelo em questão já não exista, havendo, no entanto, uma povoação de nome Lindoso na província de Leon, na Espanha, relativamente perto de Portugal, e provavelmente na área de influência dessa família.

  • Reply
    Hélio

    E o magico Castelo do Alegrete de um romantismo paisagístico… poucos o conhecem. Admira-me ainda que nem tenha colocado em segundo o Amieira do tejo!!.
    O fabuloso Belver rude mas fantástico, ok admito que tenho estudado até á exaustão pois defendo a conservação monumental .

  • Reply
    Rodrigo

    Boa tarde, Estou de passagem em Lisboa por apenas 1, 36h na verdade, tenho um dia inteiro é uma manhã, então em Lisboa e nos arredores, o que é imperdível com esse tempo bem curto???

    Rodrigo

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá Rodrigo.
      Nestas 36 horas, dá para condensar os roteiros em Lisboa dia 1 e 2 do nosso blog, excluindo o Parque das Nações por exemplo.
      Se já conhece Lisboa, tem que visitar Sintra ou Óbidos.
      Espero ter ajudado!
      Boa viagem!

  • Reply
    Antonio Fernando

    Dúvida cruel,Marvão pela atmosfera que nos faz retroceder no tempo, o Castelo dos Templários em Tomar pela importância histórica, inclusive nos descobrimentos, mas fico com o Castelo e com a mui simpática Guimarães. Afinal, se lá nasceu Portugal, de certo modo nasceu o Brasil também.

  • Reply
    Cecilia Regina Borges Rocha Said

    Bom dia!
    Um comentário um tanto vago pois nunca fui a Portugal. Mas, incrível! Nunca tive tanto amor e admiração por um povo, por um país em especial ao “sotaque” que os portugueses.
    Bendita terra! Bendita tradição!
    Agora, agora, se pudesse estaria por lá!
    Vou sonhando!!!!

  • Reply
    Vinicius Bomfim

    Gostei muito do artigo dos castelos. Estou indo para Portugal em Março 2017. Como é para visitar esse castelos saindo de Lisboa? O melhor é alugar um carro ?

  • Reply
    Sandra Batimanza

    Olá!! Dia 01/03 estarei visitando Esta terra linda e maravilhosa, pela primeira vez, e estou bem ansiosa, certamente conhecerei alguns destes Castelos, ficarei uma semana, será que consigo ver 5 pelo menos, e quais deles. Ficarei em Lisboa!!

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá Sandra.
      Consegue sim, pelo menos o dos Mouros, Almourol, Óbidos, Toamar e Arriolos.
      Espero ter ajudado!
      Boa viagem!

  • Reply
    Afonso

    Pela minha parte, vou sugerir os castelos de Bragança e de Algoso. E como não basta dar de comer aos olhos, sugiro também para a boca um passeio ao Miranda do Douro. Para além dos monumentos há uma gastronomia fantástica.

  • Reply
    Joao Ferreira

    O Castelo de Penedono e o de Beja, nomeadamente a sua belissima torre de menagem. Há coisas maravilhosas em Portugal. É uma pena que o interior esteja tao pouco divulgado nos cartazes turisticos. Vivo no Reino Unido e tenho aconselhado muito aos meus amigos britanicos o que está fora dos pacotes turisticos. E nao tem vindo desanpontados!!!
    Joao

  • Reply
    jorge neves

    Quando eu miúdo visitei um castelo e agora não me lembro qual era, mas dava para visitar por dentro, ver os quartos, as salas e as prisões… quem me ajuda?

  • Reply
    Miriam mimi

    Olá, Estou em Lisboa e gostaria de saber a lista de castelos entre Lisboa e Coimbra. Podem me informar?
    Obrigada!

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá Miriam.
      Castelo de Almourol (vale mesmo a pena!) e de Porto de Mós.
      Espero ter ajudado!
      Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *