O que visitar no Porto: Um dia pelas aldeias do Minho 5


Mais uma ótima sugestão de roteiro para o que visitar no Porto! Um dia para visitar quatro simpáticas cidades e aldeias históricas da região do Minho.

Além de toda importância histórica, Guimarães, a cidade berço, é Património Cultural da Humanidade por apresentar um centro histórico muito rico e que está bem conservado e repleto de monumentos espetaculares.

O turista tradicional é “despejado” pelo ônibus na colina do castelo e aconselhado a descer a Rua de Santa Maria até à Praça de Santiago e ao centro histórico, e depois recolhido no Largo do Toural para regressar ao seu destino. Neste trecho você encontra grande parte das atrações, porém não deve ficar por aqui.

Comece por uma panorâmica da cidade do Monte e Santuário da Penha (se tiver tempo pode subir de teleférico), uma obra arquitetónica art decó dos anos 30. Descendo a encosta encontra a Pousada de Santa Marinha da Costa, um convento instalado num edifício do século IX. Seguir para o Largo da Condessa Mumadona, onde poderá estacionar o carro. O estacionamento é muito bonito pois tem iluminação natural e um jardim de camélias. Aqui fica também o antigo Convento de Santa Clara, atual sede da Câmara Municipal. Seguir em direção ao castelo e ao Paço dos Duques de Bragança passando pela Capela de Santa Cruz.

Descer pelo Largo Martins Sarmento (fachadas onduladas das casas como no Largo de Santiago), Jardim do Carmo, Rua de Santa Maria (Praça de Santiago e Largo da Oliveira), Rua Egas Moniz (Casa da Rua Nova) e Largo do Toural.

Os roteiros do turismo indicam oito igrejas, três capelas e outros tantos conventos a visitar, todos eles com a sua história e a sua diferença. Além da Igreja da Oliveira, não perca, as igrejas de São Francisco (também convento) e a de São Domingos, construídas fora dos limites da muralha, assim como o Centro Cultural Vila Flor.

A 6 km de Guimarães há uma aldeia típica da região chamada São Torcato, onde se destacam a igreja e o mosteiro.

O que visitar no Porto: Minho

Em Braga não deixe de visitar a Sé Catedral e o Santuário do Bom Jesus do Monte. A famosa escadaria barroca com suas fontes e estátuas levam até os magníficos jardins que cercam a igreja neoclássica. A vista é linda! Se tiver tempo, poderão visitar ainda a Igreja de Santa Cruz (Braga) e o Jardim de Santa Bárbara

Ponte de Lima é a vila medieval mais antiga de Portugal e ponto obrigatório de parada dos peregrinos que se aventuram pelo Caminho de Santiago Português. As atrações turísticas estão concentradas no centro histórico que fica junto a belíssima ponte medieval. Almoçar em um dos restaurantes do mercado, de frente para o rio e para a ponte medieval é uma ótima experiência.

Por último, tente apreciar o por do sol no topo do monte de Santa Luzia, onde a vista panorâmica é incrivelmente bela, e a Basílica de Santa Luzia, no melhor estilo Sacre Coeur, completa perfeitamente o cenário.

O que visitar no Porto: Minho

 

Com este breve texto esperamos contribuir com o planejamento de sua viagem a Portugal!

Temos ótimas dicas de quintas, herdades e pousadas! Para maiores informações e esclarecimentos, entre em contato conosco através do email info@soulportugal.com, que teremos todo o prazer em ajudá-lo!

Boa viagem!


5 thoughts on “O que visitar no Porto: Um dia pelas aldeias do Minho

  • Reply
    Joseli Marise Rodrigues

    Parabéns e obrigada pelas informações já obtidas .
    Vamos fazer um cruzeiro e chegaremos em Hamburgo no dia 03/5.
    Nosso intenção é irmos á Portugal e nos aconselharam a comprar as passagens de volta ao Brasil no dia 04/05 com parada em Portugal até o dia 08/05.
    Então teremos quatro dias e meio em Portugal. Dias 04,05,06,07 /05 dia 08 voltamos para o Brasil por volta do meio dia .
    Quero conhecer Cascais , Sintra,Estoril, Óbidos , Porto , Belém .
    Como posso me organizar para dar tempo de conhecer tudo isso ?
    Já locamos um apto em Lisboa na rua Passadiço . Vamos alugar carro assim que chegarmos lá , estamos em quatro pessoas todos adultos. Pode nos ajudar por favor .
    Obrigada Joseli Marise

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá Joseli.
      Desculpe a demora na resposta, estávamos com um problema técnico no blog.
      Dia 04: Lisboa. Veja nosso roteiro dia 01.
      Dia 05: Lisboa. Veja nosso roteiro dia 02.
      Dia 06: Cascais e Sintra (carro)
      Dia 07: Mafra e Óbidos (carro)
      Espero ter ajudado!
      Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *