O que visitar no Porto: Adegas de vinho do Porto 2


O que visitar no Porto: Adegas de vinho do Porto

Para 2015, a cidade do Porto está na seleta lista dos 10 melhores destinos a serem visitados!

Uma das principais razões para visitar esta cosmopolita cidade provinciana é o mundialmente conhecido vinho do Porto. Mas não se limite a degustar este ícone genuinamente português, permita-se envolver pelos aromas e sabores dos ótimos vinhos do Douro.

Este é o motivo pelo qual destacamos duas adegas de vinho do Porto que devem ser visitadas: a Graham´s (Symington) e a Ramos Pinto. Ressaltamos que é apenas uma opinião e, em nenhum momento, devemos nos esquecer da elevada qualidade das demais adegas de vinho do porto.

Caves (adegas) do vinho do Porto: Graham´s

A Grahams pertence a destacada e histórica família Symington. Há mais de 350 anos que extraem excelentes néctares dos belíssimos vinhedos durienses. Neste momento é a 13a. geração que é responsável por toda a produção vinícola, onde, além do vinho do Porto, destacam-se os vinhos de mesa Chryseia, Quinta do Vesúvio e Altano (Quinta do Ataíde). Esta pequena seleção da extensa gama de vinhos da Grahams atende a todos os bolsos e apresentam uma excelente relação qualidade preço.

O projeto apresenta ainda o restaurante Vinum, um local a não perder no roteiro turístico de excelência.

É uma parceria com a Sagardi, especialista internacional em gastronomia da mais alta qualidade, sendo referência em Barcelona, Madri, Amesterdã, Buenos Aires, Santiago do Chile, entre outros locais.

Inserido numa imponente cave do século XIX, rodeado por 3.200 pipas onde envelhecem os vinhos do Porto e uma vista magnífica sobre o Rio Douro, este oásis gastronômico e vínico transpira história e harmoniza perfeitamente com uma das mais belas paisagens de Portugal!

Assim como a estrutura, o cardápio e a carta foram desenvolvidas com o objetivo de proporcionar as mais variadas opções de harmonizações. O resultado é um menu eclético, que abrange alheira grelhada com pimentos, peixe grelhado da lota de Matosinhos, costeletão de vaca velha de Trás-os-Montes, ao mesmo tempo em que se oferecem à escolha tartares ou coca de rosbife, entre outros.

Já a carta de vinhos apresenta uma gama selecionada de vinhos portugueses de outras regiões e vinhos internacionais que foram escolhidos cuidadosamente pelas equipes de enologia e gastronomia.

Há vários tipos de visita e de menus degustação, escolha o seu!

Websites:

http://www.vinumatgrahams.com

http://www.grahams-port.com

grahams_vinho_do_porto

Caves (adegas) do vinho do Porto: Ramos Pinto

Uma casa que se mantem genuinamente portuguesa desde 1880. Adriano Ramos Pinto, um jovem com inclinação para as artes, concebeu este projeto com forte identidade visual que é evidenciado no elegante edifício de traços clássicos e cores fortes e no museu, onde poderá viajar pelos antigos escritórios, pelo gabinete particular do fundador e pelas caves onde envelhecem os famosos néctares.

É um ambiente requintado que nos transporta ao início do século passado através da riqueza arquitetônica interior, do mobiliário recheado de detalhes e das diversas referências ligadas a atividade vínica, como fotografias, garrafas emblemáticas, rótulos, medalhas ganhas com distinção, cartazes da Belle Époque, entre outros.

Na caves repousam quatro centenas de cascos, na penumbra, formando o tradicional quadro associado a estes cenários. Num pequeno auditório são dados os detalhes sobre o processo de produção vinhateira. Logo ao lado, está a renovada sala de provas onde cada visitante tem direito a degustar dois vinhos: um branco reserva e um ruby reserva. Mas, se houver interesse em fazer outras provas, elas serão disponibilizadas, com preços variáveis consoante as garrafas que se tiverem que abrir.

A Casa Ramos Pinto faz parte da empresa de Champagne Louis Roederer desde 1990, tem uma gama alargada de vinhos de mesa (destaque para a marca Duas Quintas) e cinco gamas de vinho do Porto.

Website: http://www.ramospinto.pt

Ramos_Pinto_vinho_do_porto

 

Boa viagem!

 


2 thoughts on “O que visitar no Porto: Adegas de vinho do Porto

  • Reply
    Andre Porto

    Boa noite. Essas adegas são distantes da cidade? Posso usar transporte público? É possível visitar as duas em um único dia? Vale a pena ir no inverno?

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá André.
      São perto e pode ir de transporte público.
      Consegue visitar duas em um único dia.
      Sim, dá para ir no inverno.
      Espero ter ajudado.
      Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *