O que visitar em Lisboa: Um dia pelo Alentejo 25


Este será um dia para conhecer a essência do Além Tejo, uma grande área que recebeu este nome por ser uma região que apresentava reduzida densidade populacional, uma vez que o Reino de Portugal teve seu início no norte, mais precisamente na cidade de Guimarães.

Apesar de ser uma região com inúmeras atrações turísticas, elaboramos este roteiro de um dia para quem estiver com pouco tempo para conhecer Portugal.

A primeira parada do dia é Arraiolos, famosa pelos seus tapetes e por abrigar o único castelo circular de Portugal. Não deixe de provar o doce conventual Toucinho do céu!

Como é uma das principais regiões vinícolas do mundo, deve visitar algumas de suas adegas, começando pelo Monte da Ravasqueira (www.ravasqueira.com). Além de uma vasta e completa gama de vinhos apresenta um enoturismo de elevada qualidade. Não deixe de provar o Vinha das Romãs!

Deverão seguir para Estremoz, onde poderão fazer uma parada estratégica na Herdade das Servas (www.herdadedasservas.com), que é uma herdade muito bonita e com vinhos muito interessantes, especialmente o Reserva 2008.

Vinhos e enoturismo no Alentejo, Portugal. Arraiolos, Herdade das Servas e Adega Vila Santa (João Portugal Ramos)

Uma boa opção é almoçar em uma adega típica da região e, neste caso, existem duas opções interessantes: a João Portugal Ramos (www.jportugalramos.com), casa de um dos enólogos mais conceituados de Portugal que tem diversos projetos nas principais regiões vinícolas de Portugal, e a famosa Herdade do Esporão (www.esporao.com).

Se a opção for a João Portugal Ramos, poderão conhecer o castelo e o paço ducal de Vila Viçosa, dois ícones monumentais da história Alentejana.

Se a opção for a Herdade do Esporão, tem que obrigatoriamente conhecer a vila de Mosaraz, uma aldeia envolta por muralhas medievais e com localização privilegiada no topo de um monte da vasta planície Alentejana, que proporciona vistas incríveis. Neste caso, o percurso aumenta em aproximadamente 120km no total. (ida e volta)

Vinhos portugueses e enoturismo no Alentejo. Herdade do Esporão e Adega da Cartuxa.

A próxima parada é Évora, Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco e a capital do Alentejo, devido a sua importância histórica dos seus dois milênios de existência e de seus monumentos de grande beleza, como o Templo Romano, a Capela dos Ossos, a igreja matriz e a Praça Giraldo.

Se tiverem tempo, seguir para visitar a Adega da Cartuxa, que dispensa comentários e proporciona uma das melhores experiências no mundo do vinho.

Vinhos e enoturismo no Alentejo. Vila Viçosa e Évora.

Com este breve texto esperamos contribuir com o planejamento de sua viagem a Portugal, mais especificamente sobre o que visitar em Lisboa e região.

Temos ótimas dicas de quintas, herdades e pousadas! Para maiores informações e esclarecimentos, entre em contato conosco através do email info@soulportugal.com, que teremos todo o prazer em ajudá-lo!

Boa viagem!

Monsaraz. Vinhos e enoturismo no Alentejo, Portugal.


25 thoughts on “O que visitar em Lisboa: Um dia pelo Alentejo

  • Reply
    Mauro

    Acabamos de retornar de uma viagem de 9 noites por Lisboa e regiões vizinhas. Foi um roteiro personalizado preparado pela Soul Portugal onde tudo deu certo, até o que não deveria por causa do tempo que, lá como aqui, às vezes surpreende. As adaptações e os ajustes foram perfeitos. A Soul Portugal nos foi indicada por um amigo. Grande dica! Belo país, povo que merece educação e gentileza e que retorna em dobro. Comida maravilhosa. Sem contar a boa infraestrutura e os bons preços locais se comparados aos demais países europeus e até aos preços praticados em São Paulo. E de quebra, o conforto de viajar sem ter que recorrer a outras línguas. Mesmo para quem fala outras línguas isso facilita muito. Vamos voltar no futuro para um roteiro no mesmo formato pelo norte baseado no Porto. Como time que está ganhando não se mexe quem cuidará disso é a Soul Portugal. Obrigado! Mauro & Vania – São Paulo SP

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá Mauro e Vânia!
      Muito obrigado pela preferência e pela vossa simpatia!
      O prazer foi todo nosso em lhes apresentar um pouco deste país simpático e surpreendente.
      Esperamos vê-los em breve.
      Um grande abraço.
      Soul Portugal

  • Reply
    Marcos Saldanha

    Ola, estou iniciando uma montagem de roteiro para Portugal. Gostei muito deste blog. Parabens pelo trabalho. Se me permitir devo importuna-los um pouco. Estou indo na vinícula Esporao e gostaria de dormir na Vila Monsaraz. Entrei em contato com a Esporão e me sugeriram a pousada Horta da Moura. Vi seu site e me pareceu bacana mas gostaria de ficar na vila para curtir um pouco esta pequenas cidades de Portugal. Estou certo? E vc teria uma indicaçao de pousada na Vila? obrigado.

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá Marcos!
      O Esporão é uma visita bastante profissional, mas existem muitas outras herdades vinícolas com caráter mais familiar que são bem interessantes!
      O Horta da Moura é muito bom, mas você está corretíssimo, a experiência de ficar em Marvão é espetacular. Veja esta opção: http://www.ter-domdinis.com/dedaleira_sub1.html
      Podemos ajudá-lo a elaborar o seu roteiro!
      Vamos enviar um email.
      Espero ter ajudado.
      Boa viagem!

  • Reply
    Renata

    Ola, estamos indo a Portugal agora final deste mes. Amando ter encontrado esse blog!!!
    Já li mil coisas, mas ainda tenho mil duvidas e ainda não consegui ajustar bem o roteiro, vi que voces super ajudam nessa parte, quem sabe não conseguem me ajudar também?
    Ficaremos 8 noites, chegaremos em Lisboa em uma terça na hora do almoço e retornaremos na quarta seguinte logo cedo. Ficaremos sempre hospedados em Lisboa. A ideia de conhecer os arredores é sempre saindo de Lisboa cedinho e retornando ao final do dia.
    Pensamos em alugar um carro para alguns bate-voltas, mas ainda não estou certa disso. Dependendo do valor de um tour, penso nessa possibilidade tambem. Alguns lugares já entendi que podemos ir de trem.
    Estou planejando assim: 4 dias e meio em Lisboa (Dia 1- Baixa e Alto, Dia 2 – Alfama e Castelo, Dia 3 – Belem, Dia 4 – Queluz e Parque das naçoes, Meio dia – Freeport, sempre com suas respectivas atraçoes), 1 Sintra e Cascais, 1 Fatima, Nazare, Alcobaca e Obidos (alugar carro ou contratar um tour), 1 Porto (vamos de trem).
    Duvidas:
    1)Tenho que decidir qual local 9bairro ou região) visitaremos na segunda, pois varias atraçoes estão fechadas; Sugestão?
    2)Vi no seu post que é possivel fazer Sintra e Cascais no mesmo dia e ainda de transporte publico, certo?
    3)No dia de Fatima e demais será que daria para conhecer alguma coisa em Alentejo?? Queria ir pelo menos a uma vinicola!! Aqui está a duvida quanto ao tour ou aluguel de carro. Vocês teriam alguma indicação de tour?

    Dicas de restaurantes também são bem vindas…

    Aguardo ansiosa seus comentarios, desde já agradeço.

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá Renata!
      Vamos lá.
      1) Graça, Castelo de São Jorge e Alfama dá para ser feito em meio dia.
      Dia 1: Baixa e Alto
      Dia 2: Sintra. Tem muita coisa e de transporte público demora um pouco mais. Melhor ver direito em um dia. A vila, Castelo dos Mouros, Palácio da Pena e Quinta da Regaleira são imperdíveis.
      Dia 3: Belem e Queluz
      Dia 4: Parque das nações e Freeport
      Dia 5: Cascais. Desça do trem da estação do Estoril e faça uma caminhada a beira mar de 15 minutos até Cascais. Muito bonito.
      Dia 6: Mosteiros
      Dia 7: Porto (vamos de trem).

      2) Conforme mencionado acima, melhor fazer em dois dias.

      3) Ficaria muito corrido e não visitaria nada como deve ser. Vi que obrigatoriamente querem ir a Fátima, portanto, uma opção poderia ser Fátima, Óbidos e visita a uma adega. Não encontrará este tour em nenhuma agência. Podemos organizar este passeio em carro particular com motorista por 230 euros para duas pessoas (115 euros por pessoa).
      O custo só de pedágio e gasolina gira em torno de 60 euros para este trajeto.

      Melhor bacalhau: A casa do bacalhau e Laurentina.
      Vista: Faz Figura ou Amarra o Tejo (do outro lado do rio)
      Tasca (restaurante simples): Tasca Toma la da ca.

      Espero ter ajudado!

      Boa viagem!

  • Reply
    Edna Pereira do Lago Ramos

    Desculpe, gostaria de receber uma resposta urgente, se possível : ( desde já agradeço )
    Vamos nos hospedar em Lisboa na Praça Camões, no Bairro Alto.
    Vamos chegar no sábado a tarde ( dia 03/10/2015) e tomar um taxi do Aeroporto até a Praça Camões,( seria viável ?) É muito caro ?
    Vamos estar em 3 pessoas, eu, meu marido com mais de 70 anos e minha filha adulta .
    No domingo vamos ao Bairro do Belém de transporte urbano( nem sabemos onde pegar esse transporte)
    Mas a minha pergunta principal é o que faço para visitar num único dia ( segunda-feira dia 5/10) Sintra, Cascais e o palácio de Queluz)
    Gostaria de alugar um carro para esse único dia .
    Como faço para alugar de nanhã e entregar no final da tarde ?
    Quais estradas tomar para ir a esses lugares? Gostaria de deixar para visitar na volta de Cascais o Palácio de Queluz.Seria possível ? Ou é melhor visitar na ida ?
    Desde já agradeço as dicas .
    Um grande abraço !!!

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá Edna mais uma vez!
      Táxi é a melhor opção e custa em torno de 13 euros.
      Já te respondi quanto ao aluguel do carro no outro post.
      Espero ter ajudado!
      Boa viagem!

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá Francisco.
      Podemos personalizar os roteiros que estão no blog agregando atrações específicas que vão ao encontro do que pretendem, por exemplo mesclar enoturismo com turismo histórico ou gastronómico. Ou ainda selecionar as melhores atrações de acordo com o tempo disponível.
      Temos um serviço de tours privativos a preços bastante competitivos que proporcionam total liberdade.
      Basta que nos envie um email para info@soulportugal.com com as datas pretendidas e com as vossas expectativas.

  • Reply
    tatiana

    Olá, estou indo pra Lisboa e gostaria muito de conhecer alguma vinícola, tem alguma que dê para ir fazendo um bate e volta? Já fechei o hotel e terei que voltar pra dormir em Lisboa mesmo, estarei hospedada no Cais do Sodré.

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá Tatiana!
      Nós organizamos estes passeios personalizados em carro privativo com motorista.
      Temos duas opções:
      1) Convento de Mafra, Óbidos e Adega. Preço total: 150 euros para até 3 pessoas.
      2) Serra da Arrábida e Adega. Preço total: 130 euros para até 3 pessoas.
      3) Alentejo com visita a duas vila históricas e adega. Preço total: 240 euros para até 3 pessoas.
      Na opção 1 a adega é mais vanguardista e envolta por vinhas. Apesar de ser mais nova, a visita é mais completa, envolvendo todo processo produtivo do vinho.
      Na opção 2, a adega é mais tradicional, com visita a um palácio, porém não tem vista para as vinhas e nem se acompanha o processo produtivo do vinho.
      Ambos os passeios tem partida do hotel as 10h (saída as 9h para o roteiro Alentejo), com retorno previsto para as 17h.
      São passeios únicos que não são oferecidos pelas agências.
      O Cais do Sodré é um ótima região! Espero que seja próxima do nosso apartamento: http://www.booking.com/hotel/pt/sao-paulo-apartment.html?aid=882792
      Espero ter ajudado.
      Boa viagem!

      • Reply
        Soraya

        Olá
        Estaremos em Lisboa de 28/6 a 2/7
        Gostaríamos de fazer um dia de visita à Herdade Esporao em Évora
        São apenas dois adultos
        Gostaríamos de informações quanto a preço/ horários
        Agradeço antecipadamente

        • Reply
          Soul Portugal Post author

          Olá Soraya.
          É uma visita com almoço ou só a visita com degustação?
          Com carro com motorista incluído ou vocês já alugaram um carro?
          Muito obrigada.

  • Reply
    Suse Bezerra

    Gostaria de saber de tem algum passeio de um dia, saindo de Lisboa à Évora, com visitação à Adega Cartucha e Herdade do Esporão. Estaremos em Lisboa de 06 a 09/10/2016. Gostariamos de fazer esse passeio dia 07 ou 08/10/2016. É possível?

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá Suse,
      Claro que dá!
      Nós organizamos este passeio em carro privativo a um preço muito competitivo!
      Vamos enviar as informações para o seu email.
      Espero ter ajudado!
      Boa viagem!

  • Reply
    Saskia

    Boa Noite. Parabéns pelo blog! Maravilhoso!
    Chego em Lusboa no 26/dez, retornando no dia 06/01.
    Estou viajando com um bebe de 1 ano e 4 meses.
    Gostariamos de incluir no nosso roteiro Lisboa, Sintra, cascais, Fátima, Óbidos, Évora, algum mosteiro, algum almoco na regiao do Douro, algum almoco na regiao do Alentejo (gostamos muito de vinho). Pensamos em passar reveillo em Évora, mas agradeço sugestoes.
    Super agradeço se puder me ajudar a montar um roteiro.
    Por causa do bebe, gostariamos de nao ficar em mais de 3 hoteis.
    Muito obrigada
    Saskia

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá Saskia.
      Será um boa aventura com o bebe.
      O reveillon aqui tem uma dinâmica muito diferente da do Brasil. Tem muitos programas de 2 ou 3 noites em hotéis, que podem ser em hotéis históricos ou vínicos.
      26 a 29: Lisboa
      30 a 03: Alentejo, talvez Évora. Ou Douro. Dependerá do programa em que melhor se adaptarem.
      03 a 06: Porto.
      Elaboramos roteiros personalizados com as atrações turísticas mais interessantes, longe do turismo de massa, enoturismo, aldeias típicas, tempo em cada atração, distâncias e todas as dicas de restaurantes e hospedagens de forma a tornar a sua viagem mais eficiente. O investimento para este roteiro é de 120 euros.
      Espero ter ajudado!
      Boa viagem!

  • Reply
    Marceli

    Ola
    Vou a Portugal entre 20/12 e 22/01 próximos e estou aqui organizando a viagem para encaixar o máximo de lugares. Ficarei os 6 primeiros dias em Lisboa e depois, já com carro alugado, ganho as estradas para explorar o país até terminar no Porto para os 4 últimos dias.
    Fico na dúvida se essas visitas à vinícolas são passeios válidos ainda na época de inverno… Minha ideia é passar uns 2 dias no Alentejo (pernoitando em Évora) quando estiver voltando de 3 dias pelo Algarve. Pergunto, então, se o pernoite em Évora é uma boa opção e, diante, dessa escolha, sabendo que deixarei o Alentejo passando por Marvão, qual seria a melhor vinícola a visitar?
    Agradeço sua ajuda!

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá Marceli.
      Depende muito de como estará o tempo. Em geral, as vinícolas encerram no mês de Janeiro.
      Évora é uma boa opção para pernoitar, principalmente no centro histórico.
      As melhores vinícolas alentejanas para visitar ficam entre Évora e Estremoz.
      Vamos enviar um exemplo dos roteiros personalizados que elaboramos para o seu email.
      Espero ter ajudado!
      Boa viagem!

  • Reply
    M. Helena Gonçalves

    Gostaria de saber se os Srs. fazem esse roteiro a partir de Lisboa , toda Região do Alentejo durante 6 dias ou se têm alguma Agencia de Turismo recomendada para casal , que não seja ônibus mas van, e faça todo esse percurso com bons Hotéis e guia explicando as regiões, incluindo as vinícolas.
    Desde Agradeço

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá Maria Helena.
      Não tem agência que faça este tipo de roteiro personalizado.
      Mas nós organizamos esse passeio em carro exclusivo com motorista, sugerindo pequenas pousadas mais reservadas e as vinícolas mais interessantes.
      Pode por favor enviar o seu email para info@soulportugal.com?
      Muito obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *