O que visitar em Lisboa: Roteiro Dia 2 26


Nesse dia vamos explorar a parte Oeste de Lisboa, com início sugerido na Praça do Comércio, afinal sempre é bom passar por um dos principais pontos turísticos de Lisboa. Mas veja que o início pode ser em qualquer uma das paradas (paragens de autocarro em Português) do Elétrico de número 15E sentido Algés.

Descer na Estação Belém/Jerônimos onde poderá provar os famosos e seculares Pastéis de Belém. Tem quem não goste, mas muitos comem três com uma certa facilidade! Para queimar essas calorias, seguir na mesma calçada para o Mosteiro dos Jerônimos, depois atravessar a rua para visitar o CCB – Centro Cultural de Belém e seu belo jardim  que fica no primeiro andar desta “caixa” de arquitetura vanguardista. Volte para o Jardim da Praça do Império para utilizar a passagem subterrânea sob os trilhos de trem (comboio em Português) para chegar ao Padrão dos Descobrimentos, já as margens do Rio Tejo. Aqui já tem uma boa sugestão de restaurante, bom e bem acessível, o Nosolo Italia (11 euros o prato em média) que tem uma esplanada super agradável em frente ao rio. Olhando para o rio, seguir para a direita em direção à Torre de Belém, onde passará pelos restaurantes “A margem” (vale a parada para uma bela sangria a beira rio), que não tem o nome explícito em nenhuma placa mas é inconfundível, pois é todo branco e com uma esplanada super convidativa e pelo Feitoria (Hotel Altis Belém) que é bom mas é caro.

Seguir até a Torre de Belém, de onde partem cruzeiros pelo Tejo, uma boa opção para ter uma vista diferente e muito interessante de Lisboa. A volta será feita pelo mesmo trajeto da vinda até os Pastéis de Belém para poder pegar Elétrico 15E de volta para a Praça do Comércio.

A distância entre os Pastéis de Belém até a Torre de Belém é de aproximadamente 2,2 km.

Lisboa: Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos e Padrão dos Descobrimentos.

Abrindo um parênteses opcional para os que gostam de caminhar (3,5 km):

Continuar esta agradável e plana caminhada até chegar a Fundação Champalimaud (mais 1 km aproximadamente, na verdade 2 km porque voltará pelo mesmo caminho), que era um dos homens mais ricos de Portugal e teve sua herança dividida entre seus herdeiros e essa Fundação que tem aqui um dos principais centros de estudos do câncer. É uma construção nova de arquitetura contemporânea que conta com um bar e restaurante muito bom, o Darwin. É perfeito para um fim de tarde pois tem a oportunidade de apreciar um por do Sol maravilhoso, que é melhor nos meses de Março e Abril pois o astro rei se põe bem no meio da foz do Tejo com a imensidão do mar ao fundo.

Voltar para a Praça da Torre de Belém. Atravessar os trilhos pelo viaduto pedestre onde, no final deste, deverá descer as escadas pela esquerda. Pegar a primeira a direita e subir a Avenida Torre de Belém até a Avenida do Restelo, onde poderá ter uma das melhores vistas da Torre de Belém. Subir a praça, por degraus sinuosos para chegar à Capela de São Jerónimo. Uma pequena capela antiga e muito simpática com um belo gramado e uma vista panorâmica. Simplesmente perfeito para um piquenique! Por sinal, na subida da Avenida Torre de Belém, tem um supermercado pequeno a esquerda chamado “Pingo Doce”.

Daqui poderá voltar para a região dos Pastéis de Belém caminhando (1,5 km aproximadamente) ou pegar um ônibus (autocarro em Português) na Avenida do Restelo. O 201 sentido Cais do Sodré ou o 751 sentido Campolide. Descer em Belém para pegar o elétrico 15E de volta a Praça do Comércio.

Fechando aqui o parênteses opcional para os que gostam de caminhar.

Da Praça do Comércio, pegar o Elétrico 28E sentido Campo de Ourique ou Estrela, pois muitos tem o trajeto encurtado até essa parada para visitar a imponente Basílica da Estrela. É um trajeto muito interessante para se fazer de bondinho, uma vez que passa por uma parte da cidade bastante característica e menos turística. Aproveite para visitar também o Jardim da Estrela, que fica em frente a Basílica. Um ambiente muito agradável com muitas árvores, lagos e um quiosque para descansar, um verdadeiro oásis na tranquila Lisboa!

Lisboa: Basílica da Estrela e Torre de Belém

Atravessar o jardim (na saída oposta a que dá para basílica) e sair do jardim. Estará numa rotatória, onde deverá pegar a Avenida de Álvares Cabral (a principal para baixo) até a Estação de metrô do Rato, aproximadamente 1,0 km, para pegar a linha amarela até a estação Saldanha (única nessa estação e, que é ponto final, portanto não tem como errar!) onde deverá fazer baldeação para pegar a linha lilás sentido Oriente, última estação onde deverá descer.

Atravessar esta bela estação, depois a rua e finalmente o shopping Vasco da Gama para chegar ao Parque das Nações, uma região nova de Lisboa, com bons espaços mas onde poderia ter mais áreas verdes e a arquitetura talvez não precisasse ser tão moderna…Tem boas vistas para o rio. Poderá fazer um Passeio de teleférico pela beira rio, mas não deixe de visitar o Oceanário, um dos maiores aquários do mundo com ótimas instalações, inclusive um aquário central bastante espaçoso com uma fauna bastante diversificada!

Lisboa: Parque das Nações e Oceanário

Aqui já terá fechado a região Leste e Oeste da cidade, tendo caminhado aproximadamente 4,5 km sem considerar o extra da Fundação Champalimaud e a subida à Capela de São Jerónimo.

Com este breve texto esperamos ter contribuído para o seu planejamento sobre o que visitar em Lisboa.

Para maiores informações e esclarecimentos, entre em contacto conosco através do email info@soulportugal.com, que teremos todo o prazer em ajudá-lo!

Boa viagem!


26 thoughts on “O que visitar em Lisboa: Roteiro Dia 2

  • Reply
    Edison

    Pastéis de Belem e Mosteiro dos Jerônimos, uma combinação perfeita! Eu diria que são dois dos principais ícones de Lisboa. O Mosteiro impressiona, tanto pelo tamanho (é impossível tirar uma foto que mostre o mosteiro inteiro rsrsrs), quanto pela arquitetura externa e interna. Não deixe de dar uma espiadada no interior do Mosteiro. A riqueza de detalhes é imensa e dá uma ideia do trabalho dispendido na construção do Mosteiro. Os pastéis de Belem são realmente deliciosos. Só provando mesmo para saber o que estou falando. Por incrível que pareça até trouxemos alguns na mala para o Brasil. Não tem igual. Em Portugal come-se muito bem e barato, incluindo bom vinho e frutos do mar de qualidade. Comemos muito polvo com azeite.

    O monumento Padrão dos Descobrimentos também é muito interessante. Não deixe de ver no chão, na frente do Padrão dos Descobrimentos, o mapa com um pouco do histórico das expedições portuguesas nos séculos XVI e XVII, época em que Portugal estava no auge das grandes navegações e grandes descobrimentos. O verdadeiro Caminho das Índias!

    Também visitamos a Torre de Belem. A Torre em si é muito bonita e está uma posição privilegiada para proteger Lisboa das invasores que vinham pelo oceano. Não é só a Torre que impressiona, que mas todo o espaço em torno dela, muito amplo e limpo. Havia muitos turistas, principalmente europeus.

    O Oceanário (o maior da Europa, se não me engano) é bem legal. Tenho duas filhas e elas adoraram o passeio, ficaram hipnotizadas quando viram o peixe-lua passando pelo enorme vidro. Parecia um ser de outro planeta flutuando naquelas águas transparentes do Oceanário. A
    área dos pinguins renderam ótimas fotos. Eles estavam bem próximos. Queríamos publicar algumas fotos no blog, mas não sabemos como.

    As dicas do Soul Portugal ajudaram muito a montarmos nosso roteiro. Parabéns e obrigado!

  • Reply
    Dorali,cy

    Olá Marcos.
    Preciso de sugestões para um roteiro de 5 dias para Lisboa e arredores, gostaria de conhecer Estoril ,Cascai, Sintra,Cabo da Roca, Óbidos, mas não sei como montar o meu roteiro. Reservei o hotel Holiday inn Lisbon Continental,estou com muitas dúvidas em relação a sua localização e eu posso cancelar se não for uma boa escolha, o que você acha ?
    Obrigada

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá Dora.
      Dia 1: Nosso roteiro dia 2 por ser chegada.
      Dia 2: Nosso roteiro dia 1 que é mais longo que o anterior.
      Dia 3: Estoril, Cascais, Cabo da Roca, Castelo dos Mouros, Palácio da Pena, Centro de Sintra e Quinta da Regaleira. Se der tempo, Palácio de Queluz que fica no caminho de volta a Lisboa. Sugiro alugarem um carro. Os “tours tradicionais” não fazem este passeio completo. Fazemos este passeio em carro particular por 130 euros. Um roteiro bem personalizado com um parceiro muito bom!
      Dia 4: Nossa sugestão da Rota dos Mosteiros. Sugiro alugarem um carro. Os “tours tradicionais” não fazem este passeio completo. Fazemos este passeio em carro particular por 230 euros. Um roteiro bem personalizado com um parceiro muito bom!
      Dia 5: Nossa sugestão Serra da Arrábida. Sugiro alugarem um carro. Os “tours tradicionais” não fazem este passeio completo. Fazemos este passeio em carro particular por 130 euros. Um roteiro bem personalizado com um parceiro muito bom!

      Quanto ao hotel, Lisboa é uma cidade pequena e você estará razoavelmente bem localizada. Se prefere ficar num hotel melhor e andar um pouco mais de metro ou ônibus, está ótimo. É uma região com serviços (supermercados e restaurantes) muito bons mas um pouco mais afastada das atrações turísticas.

      Espero ter colaborado no planejamento de sua viagem!

      Se precisar de mais alguma informação, fique a vontade para nos consultar.

      Boa viagem!

  • Reply
    Camila Said

    O valor do passeio em carro particular sugerido por vocês no roteiro Estoril, Cascais, Cabo da Roça e demais lugares para 4 pessoas por 130 euros ou o valor é por pessoa? Onde tem maiores informações sobre esse e outros roteiros?? Obrigada…

  • Reply
    Maria Luisa Andries dos Santos

    Olá Marcos
    Eu e amigas vamos para Lisboa dia 20 de setembro e o hotel que foi reservado e Hotel Vip Executive Madrid, gostaria se e bem localizado ?
    Desde já obrigado
    Maria Luisa

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá Ana!
      Temos várias opções de passeios personalizados. Depende do roteiro e do número de pessoas.
      Vou te enviar um email para falarmos melhor.
      Muito obrigado!

  • Reply
    Jorge Araujo

    Ola Marcos.
    Estamos com viagem marcada para Lisboa com chegada prevista para às 12h05 do dia 29 set e retorno às 14h55 do dia 07 out, então gostaria de sugestões para um roteiro para esses dias, mas que fosse incluído os arredores: Estoril , Cascais, Sintra, Cabo da Roca, Óbidos, Serra da Arrábida, etc. Somos um casal e ficaremos hospedados no hotel HF Fenix Music e gostaríamos de saber quanto a sua localização e se o translado do aeroporto de taxi é tranquilo ou se tem opções melhores?
    Gostaria, também de maiores detalhes quantos aos passeios em carros particulares?
    Obrigado!
    Jorge Araujo

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá Jorge!
      29: Graça, Castelo de São Jorge e Alfama.
      30: Roteiro dia 1 com mais calma dado que já fez parte no dia anterior.
      01: Cascais e Sintra
      02: Roteiro dia 2
      03: Rota dos Mosteiros
      04: Enoturismo e Serra da Arrábida
      05: Alentejo (Évora e Arraiolos)
      06: Lisboa
      07: Partida
      Alternativamente poderiam ir para o Porto dormir uma noite no dia 04 ou 05. De trem ou alugando um carro, podendo aproveitar e fazer a Rota dos Mosteiros no caminho Lisboa – Porto.
      A localização do HF Fênix é boa.
      A melhor opção é táxi. Atenção ao taxímetro, veja se o motorista o liga. O custo é em torno de 13 euros.
      Temos os seguintes roteiros personalizados com motorista em carro particular:
      1) Cascais e Sintra: 60 euros por pessoa
      2) Enoturismo e Serra da Arrábida: 60 euros por pessoa
      3) Mafra, enoturismo e Óbidos: 70 euros por pessoa
      4) Rota dos mosteiros: 120 euros por pessoa
      5) Alentejo: 120 euros por pessoa
      Espero ter ajudado!
      Boa viagem!

  • Reply
    Ludmila Schulz

    Olá a todos da Soul Portugal!
    Eu e meu marido estamos indo pela primeira vez a Portugal e encontramos em seu site maravilhas a se fazer!!!
    Porém, temos um tempo um pouco reduzido (o que é uma pena!), mas muita disposição para acordar cedo, dormir tarde, caminhar e conhecer muitos lugares!!!
    Por isso, gostaria de sua ajuda para ver se o roteiro que estou pensando é o mais correto. Todas as dicas foram coletadas daqui! Vejam:

    Chegada: 29/06 – checkin no hotel por volta das 13h. A partir daí, tarde e noite livres.
    Pensei em fazer o “Roteiro Dia 2”, mais curto, mas acho que vamos deixar de conhecer alguns museus por conta do horário (geralmente fecham às 17h30). Está correto ou não?
    Dá para fazê-lo todo a pé, começando por volta das 13h30?

    Dia 30/06 – livre
    Pensei em fazer o “Roteiro Dia 1”, mas será que leva o dia inteiro mesmo?
    Dá para fazê-lo todo a pé?

    Dia 01/07 – manhã ocupada / tarde livre
    O que poderíamos fazer neste período?
    Encontrei um passeio de trem que se chama “Comboio Histórico do Douro” (Programa de um dia, com partida da Régua pelas 15h21 e regresso pelas 18h39 com paragem no Pinhão, seguindo até ao Tua e regresso). É interessante? Vale a pena?

    Dia 02/07 – livre
    Daria para fazer o “Roteiro Cascais e Sintra”? Levaria o dia inteiro?
    Dá para ir de transporte público? O Lisboa Card cobre essas tarifas?

    – Estou com dúvidas também quanto ao transporte. São caros? Encontrei um site do “Lisboa Card”. Vale a pena para nosso caso, em que temos tempo reduzido?
    – Caso sobre tempo em algum desses dias, o que poderíamos encaixar?

    Agradeço muito a atenção.
    Gostaria, também, de parabenizá-los pelas excelentes dicas e informações.
    Um abraço!

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá Ludmila!
      Ótimo que conseguimos te ajudar!
      Dia 29: Perfeito a sua visão, sendo que a parte mais bonita é a de Belém!
      Atenção que o roteiro dia inclui a região de Belém e do Parque das Nações que são distantes, mas ainda perto porque Lisboa é uma cidade pequena.
      Como estarão chegando, poderão fazer a região do Parque das Nações, que é nova e, para nós, menos interessante.
      Deve sobrar tempo, pegue o bondinho numero 25 na Rua de São Paulo em direção ao Campo de Ourique. Desça na Basílica da Estrela e depois caminhe até o tradicional e pouco turístico bairro de Campo de Ourique onde encontrará a Tasca da Esquina (tem uma filial em São Paulo) e um mercado pequeno e renovado com algumas opções de restaurantes. Aqui também encontrará muitos restaurantes tradicionais (O Bitoque e a Casa dos Passarinhos) e o melhor bolo de chocolate do mundo. O pastel de Nata da Aloma é muito bom!
      Dia 30: Sim leva o dia inteiro porque tem o melhor de Lisboa e dá para fazer a pé, mas pegue o bondinho 28 para subir até a Graça.
      Dia 01: Isso é lá no Porto, inviável! Tarde na região de Belém, segundo nosso roteiro, que é muito bonita.
      Dia 02: Sim, Cascais e Sintra leva um dia inteiro de carro. De transporte público, é melhor fazer apenas Sintra em um dia, pois tem muita coisa para ver. Lisboa Card não cobre tudo porque Sintra é outro município. Transportes são baratos, ónibus e metro é 1,40 euros por exemplo.
      Não deve sobrar, mas se sobrar, vá até o outro lado do rio, saindo da estação do Cais do Sodré até Cacilhas, suba o elevador e veja um por do sol e as luzes amarelas de Lisboa acendendo!
      Não sei que época chegam, mas atenção que os dias são muito longos até setembro!
      Espero ter ajudado!
      Boa viagem!

  • Reply
    Ludmila Schulz

    Olá novamente!!!

    Esqueci do principal: onde comer e o que fazer à noite!!!

    Estaremos hospedados nos arredores da praça do Rossio.
    Quais as suas dicas de restaurantes bons e baratos? Existem “self-services”? Onde comer um bom bacalhau? Esses restaurantes funcionam à noite também?
    O que fazer à noite? Existe algum lugar para conhecer? Shows de fado? Vinhos…

    Mais uma vez obrigada pela atenção!
    Um abraço!

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá Ludmila.
      Há poucos self services em Lisboa e não são bons.
      Pinóquio, Zé da mouraria, Cantinho do Aziz, Marisqueira Ramiro, Quermesse, Toma la da ca, são alguns interessantes.
      Em geral os horários dos restaurantes é das 12:30 as 15 e das 19:30 as 23h.
      O melhor bacalhau é na Casa do bacalhau. Mas no Clube do bacalhau, come-se bem.
      Bairro Alto a noite é imperdível. Show de fado em Alfama na Casa de Linhares (Bacalhau de molho) ou Esquina da fama.
      Espero ter ajudado!
      Boa viagem!

  • Reply
    Silesia

    Estamos chegando em Lisboa no dia 12/06 e voltaremos por Porto em 21/6.Somos 3 pessoas.Gostaria de um roteiro para esse período.Pensamos em alugar um carro..

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá Silesia.
      Acho que devem alugar carro sim!
      3 dias em Lisboa (veja nossas sugestões, sendo um o Roteiro Cascais e Sintra que está em nosso blog)
      1 dia: Rota dos mosteiros (também está no blog)
      1 dia: Aveiro
      3 dias no Porto (sendo um o roteiro das aldeias do minho em nosso blog)
      1 dia: Volta por Nazaré e/ou Peniche, Óbidos e Mafra.
      Espero ter ajudado!
      Boa viagem!

  • Reply
    Natacha

    Olá, Marcos!
    Eu e meu marido estamos indo pela primeira vez à Lisboa. Chegaremos no dia 23/07 (sábado) às 20:35 e retornamos ao Brasil dia 25/07 às 09:00, ou seja, teremos apenas o dominho para aproveitar e explorar ao máximo. O que sugeri? É possível fazer o roteiro Dia 1? Estaremos hospedados próximo à Praça Marques de Pombal. Obrigada pela atenção.

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá Natacha.
      Dá para fazer sim. Acho que deveria tentar incluir a região de Belém (torre, mosteiros dos jeronimos e padrão dos descobrimentos).
      Boa viagem!

  • Reply
    Fernanda Ribeiro

    Olá, meu esposo, eu e um casal de amigos passaremos 4 dias neste mês de junho em Lisboa e gostaríamos de conhecer pontos interessantes (Torre de Belém, castelo de São Jorge, oceanário etc). Em nossos planos, pensamos também em passar em Fátima/Óbidos e no Algarve, mas não decidimos ainda. Que roteiro poderíamos fazer para contemplarmos todos esses locais?
    P.S.: Ouvi falar sobre um local em Coimbra (jardim quinta das lágrimas) onde estão enterrados Inês e Pedro. O local é aberto ao público ou somente quem está hospedado no hotel pode ter acesso a esse jardim? Se for aberto ao público, o acesso é livre? Valeria um passeio a Coimbra para visitar o local?
    Grata!

    • Reply
      Soul Portugal Post author

      Olá Fernanda.
      Depende do tempo que você tiver disponível. Nessa época, o Algarve tem lugares maravilhosos.
      Deveriam seguir de Lisboa, Algarve, Fatima e Porto.
      A Quinta das Lágrimas é aberta ao público, inclusive tem um bom restaurante. Na verdade, ali encontra-se o jardim onde eles se encontravam e não onde eles estão enterrados. Os túmulos muito bonitos encontram-se no Mosteiro de Alcobaça.
      Espero ter ajudado!
      Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *